segunda-feira, 23 de julho de 2012

P644 - A ÁGUA POTÁVEL JÁ CHEGOU A CAUTCHINKÉ


Da Associação Tabanca Pequena – Grupo de Amigos da G.B recebemos o texto que se segue a dar conhecimento da abertura do 5º Poço de água potável na Guiné

Foi coroada de êxito a tentativa de encontrar água potável no subsolo da tabanca de Cautchinké no sul da Guiné-Bissau, para benefício da numerosa população com cerca de 100 crianças.

Segundo informações da nossa parceira na Guiné, a AD – Acção para Desenvolvimento, a ONGD local que promove a construção dos poços por administração direta, a  pedido da Tabanca Pequena,ONGD, o poço agora aberto no fim da estação seca, apresenta-se com água em quantidade. 

Foi uma excelente surpresa para a comunidade populacional, que só muito recentemente soube que alguém, cá de longe, tinha pensado nela e se tinha disponibilizado para financiar a construção de um poço e um fontanário para que a água ali tão perto pudesse beneficiar diretamente a população de Cautchinké.
Até há pouco tempo a água para consumo era extraída de um buraco existente a cerca de dois quilómetros para onde escorriam as águas das chuvas sem qualquer garantia de salubridade.

Agora, segundo a AD, a água recolhida a cerca de 15 metros de profundidade tem boa qualidade, com a garantia de alguma salubridade pelo filtro natural que a própria terra lhe concede e pelos cuidados no isolamento do poço para que as águas à superfície não escorram para o seu interior.

A segunda fase será iniciada no fim da época das chuvas com a montagem do sistema de elevação da água através da energia solar e do respetivo depósito para que possam ter água durante as 24 horas do dia.
 O poço em fase final de construção já com água lá no fundo
Preparada para a inauguração
 A água está a chegar!
 Para quem não acreditava eis que já há água na tabanca de Cantchinké

Seguiu-se a festa e havia uma boa razão para festejar.
 Até as crianças ajudaram na construção

Sem comentários:

Enviar um comentário