segunda-feira, 14 de maio de 2012

P636 - MEMORIAL DE GUILEDJE E A HISTÓRIA RECENTE DA GUINÉ-BISSAU


MEMORIAL DE GUILEDJE   
UM DESAFIO NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DA GUERRA COLONIAL/ GUERRA DA LIBERTAÇÃO
(LIVROS  - DOCUMENTO -  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS) PRECISAM-SE.

 A AD- Acção para o Desenvolvimento ONGD , decidiu há cerca de 4 anos criar o “Memorial de Guiledje”, um espaço museológico onde todos os que por lá passaram, guineenses, cabo-verdianos, portugueses e cubanos, o sintam como um local onde as suas memórias são preservadas e valorizadas.

 "Manga di ronco" no dia da inauguração do Memorial em 2008
 
Este núcleo museológico pretende dispor de uma biblioteca onde todos poderão encontrar livros, documentos e referências bibliográficas do período colonial, que poderão igualmente facilitar o trabalho de pesquisa que se venha a fazer sobre esta época da vida da Guiné-Bissau e Portugal.


A Associação Tabanca Pequena – Grupo de Amigos da Guiné-Bissau, aceitou fazer uma parceria com a Ad no sentido de angariar Livros e Documentos que de algum modo se reportem à Guerra colonial na Guiné a fim de encher as estantes do Memorial de Guiledje.

Chegou a altura de darmos uma “mãozinha” ao povo da Guiné-Bissau, ajudando-o a construir as bases da sua história na luta pela libertação através da oferta de livros escritos sobre a guerra e demais documentação existente.
A Tabanca Pequena, assume a responsabilidade de a fazer chegar ao destino. 

Apelamos a todos os camaradas que tenham editado livros, a todos os camaradas que tenham livros em seu poder e possam dispensar, a todos os camaradas que tenham documentos oficiais e outros que possam fornecer fotocópias dos mesmos.
Façam-nos chegar à Tabanca Pequena ONGD , ou à tertúlia da Tabanca de Matosinhos que se reúne todas as semanas no Restaurante Milho Rei




 TABANCA PEQUENA – Grupo de Amigos da Guiné-Bissau, ONGD

tabancapequena@gmail.com
www.tabancapequena.com

Sem comentários:

Enviar um comentário