domingo, 14 de agosto de 2011

P581 - EXPOSIÇÃO "50º ANIVERSÁRIO DO INICIO DA GUERRA DO EX-ULTRAMAR"



O Edifício dos Congregados da Universidade do Minho, no centro de Braga, tem patente a partir desta semana, e até 19 de Agosto, a exposição comemorativa "50º Aniversário do Início da Guerra do Ex-Ultramar". A mostra é promovida pelo Regimento de Cavalaria nº6, em colaboração com a Direcção de Cultura e História Militar, a Liga dos Amigos do Museu Militar do Porto, a UMinho e a Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra.






No hall do edifício podem ser vistos diversos documentos alusivos ao período da guerra colonial, como fotos, mapas, livros, equipamentos, uniformes, armamento, o documentário "Guerra" (de Joaquim Furtado) e conteúdos multimédia, nomeadamente nos teatros de operações da Índia, Angola, Moçambique e Guiné. Os movimentos independentistas, os líderes africanos, a lista de militares falecidos e a propaganda salazarista são também destacados. Esta iniciativa pretende divulgar ao público em geral o contributo das Forças Armadas na História recente de Portugal e recordar aqueles que, com o seu sangue, suor e lágrimas, serviram a pátria com elevado sentido do dever e, por vezes, com o sacrifício da vida, explica a organização.


O Regimento de Cavalaria nº6, também designado Dragões d'Entre Douro e Minho, foi criado em Chaves em 1709 e está aquartelado em Braga desde 1979. Depende da Brigada de Intervenção do Comando das Forças Terrestres do Exército português. O RC6 possui um milhar de elementos, está vocacionado para o reconhecimento blindado e tem participado em diversas operações especiais e forças de intervenção um pouco por todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário