segunda-feira, 4 de julho de 2011

P573 - ASSISTÊNCIA À MATERNIDADE EM ELALAB

A construção do Centro Materno-infantil está quase pronta, como se pode ver pelas fotografias. Falta o equipamento.

A abertura de um poço de água também está em fase avançada.





A primeira fase do apetrechamento já se iniciou com a ajuda da Associação Viver100Fronteiras que entregou à AD – Acção para o Desenvolvimento, a impulsionadora do projecto, o seguinte material:
1 - Marquesa hospitalar
1 - Marquesa ginecológica
1 - Cama com mesinha de cabeceira
1 - Mesa
1 - Balança
1 - Cadeira
Frascos para matérias de uso corrente

Enquanto não chega o restante equipamento que a Tabanca Pequena e a Viver 100Fronteiras vão providenciar dinamiza-se a parte organizativa e de formação técnica, pela intervenção da gestora do projecto a AD.

Já foi eleita entre as mulheres locais uma comissão de gestão composta por sete mulheres, que vão ter à sua responsabilidade a gestão do Centro.
A formação de pessoas para gerir o projecto envolve diversas áreas: Assistência antes, durante e no pós parto; Assistência aos recém-nascidos; Tarefas burocráticas; Gestão financeira e patrimonial; Formação da área de nutrição e produtos hortícolas; cuidados de higiene e limpeza das instalações.

A formação foi iniciada com o envio de 5 mulheres, as futuras matronas, para o Hospital de S. Domingos. Três delas já com prática de apoio a parturientes no mato e mais duas que se vão iniciar nesta arte. Durante algum tempo fazer a aprendizagem de assistência a grávidas e a parturientes, bem como tratamento, diria acolhimento, dos bebés recém-nascidos.

Vai ser dada formação a uma equipa para a gestão burocrática, tendo em vista o registo da entrada e saída das grávidas e parturientes, registo oficial das crianças e respectivas cédulas /fichas de registo, preenchimento da diversa documentação oficial.
Outra equipa vai ser formada para a gestão económica e financeira para a gestão dos dinheiros conseguidos. Cada parturiente vai ter de pagar 1.000  Cfs para suporte das despesas de manutenção, higiene e limpeza. Esta equipa vai também gerir o stock de medicamentos e consumíveis para que nada falte.
 Na área da nutrição, pretende dar formação quanto aos cuidados na alimentação, quer das grávidas, quer dos bebés, que tipo de papa em função da idade e a articulação com os produtos da terra típicos e outros como cenoura beterraba, beringela, etc, fomentando a sua produção para enriquecimento das papinhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário