quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

P534 -O aniversário do António Carvalho

PARABÉNS CAMARADA ANTÓNIO CARVALHO 


É difícil dar os parabéns a alguém, quando queremos dizer mais que “parabéns”.
Transmitir a um amigo o que sentimos ao desejar-lhe as maiores felicidades, no dia em que se comemora a sua chegada a este Mundo, é um pouco complicado, porque por mais que queiramos não dizemos tudo o que sentimos e queríamos que ele soubesse.
É difícil dar os parabéns ao Carvalho de Mampatá, ao Carvalho das Medas, ao Carvalho da Tabanca Pequena de Matosinhos e ao António Carvalho.

Carvalho de Mampatá:
Destacado para o desterro, onde não havia “eira nem beira”, onde o Sol brilhava e a Natureza deslumbrava, chegou o quase adolescente Carvalho. Era o Enfermeiro.
Lutou muito na Guiné, mas sem armas que só serviam para aumentar a desgraça. Lutou com as suas próprias armas: a justiça, a bondade, a humanidade, boas palavras e amizade. Como enfermeiro ajudou muito os naturais desta terra. Era conhecido como o “Enfermeiro Doutor”. Chegou a servir de parteiro. Era muito admirado pela população
Com a sua palavra tentou e conseguiu melhorar as condições em que viviam os soldados. Exigiu igualdade para todos. Não admitia que uns comessem a carne e os outros comessem os estilhaços. Lutou, lutou com o seu sentido de humildade e solidariedade até conseguir a igualdade para todos.
Quanto ao seu trabalho de Enfermeiro e Doutor era exemplar no seu desempenho. Recusava sempre qualquer forma de pagamento pelo trabalho executado. Vários foram os cabritos e frangos que se recusou a receber.
Quando, anos mais tarde, regressou à Guiné, depois da guerra terminada, foi recebido em delírio e foram muitas as manifestações de alegria por parte de todos que com ele tinham convivido.

Carvalho das Medas
Homem recto, de uma simplicidade genuína, chefe de uma família também ela simples e solidária. Autarca quase vitalício. Não por concorrer em lista única, mas por ser ele mesmo.
De uma sensibilidade invulgar, comedido e reservado.
Tenta resolver os problemas de todos sem pensar em benefícios próprios. É de louvar o seu trabalho em prol da educação, com a criação de várias escolas.




Carvalho da Tabanca de Matosinhos
Mais um Camarada no meio de tantos outros que não passa despercebido pelo seu sorriso amigo,
transmitindo boa disposição e dando alento a quem dele necessita.
Sempre disposto a ouvir os outros. Qualquer problema que apareça, aí temos o Carvalho disposto a ouvir a aconselhar, a oferecer o ombro amigo.
Sempre disponível para ouvir um amigo e com boa disposição
Atento ao que se passa à sua volta, rapidamente se levanta para ir servir quem já tem o prato vazio, ou encher de novo o copo que alegra os camaradas.
Engraçada a forma de terminar a refeição. Misturar muitas bebidas e acrescentar uns bocadinhos de pão. Come aquela mistangada com tal satisfação que faz crescer água na boca a quem, olhando de lado, o aprecia.


Parabéns Carvalho da Tabanca de Matosinhos

António Carvalho
Que mais se poderá dizer sobre este Homem?
Está tudo dito e o que não foi dito adivinha-se nas entrelinhas.
Ah!... é costume, sempre que se festeja o aniversário na Tabanca, o aniversariante levar um bolo. Ele estava a pensar em fugir, mas..
O Zé Manel está a pensar em oferecer-te uma garrafinha de “ Vinho Fino”, que com certeza irás guardar religiosamente, junto a outras relíquias já adquiridas.
O Peixoto e o Cancela também te querem oferecer algo de Penafiel. Não …, não é o que estás a pensar. São uns “bolinhos de amor” cá da nossa região, recheados com a nossa sincera amizade e admiração.
Um grande abraço de parabéns, amigo Carvalhinho.
Peixoto, Cancela e Zé Manel

5 comentários:

  1. Caros Camarigos:
    Eu estava pré-avisado, pelo Chefe da Tabanca, de um post que entraria aqui, nesta máquina, por volta da meia-noite. Logo desconfiei que seria trabalho da parelha(esta palavra não tem ou pode ter um sentido pejorativo?) de Penafiel. Só em parte acertei porque não me passava pela cabeça que o meu sempre leal amigo da Régua entraria na jogada.
    Eh pá! Nunca na minha vida fui tão desmedidamente elogiado. Bem...eu não sou um bandido mas escusavam de exagerar e depois, quem não me conhecer pode pensar que tudo isso é verdade e ainda subscrevem uma petição à Assemb. da República para me erigirem uma estátua, já agora equestre.
    UM abraço muito grande.
    Carvalho de Mampatá

    ResponderEliminar
  2. Régulo das medas,Emir em Mampata
    resmungao na tabanca de matosinhos.
    Este é o meu amigoCarvalho que faz
    hoje anos.Desejo-te do coraçao,que esta data se repita por muitos muitos anos,eobrigado por fazeres o favor de ser meu amigo,e se precisares de mim,estou au dispor,
    como sou de Penafiel, tenho desconto,nos casacos bem como nos oculos.Um grande abraço amigo.

    Ze Manel Cancela

    ResponderEliminar
  3. Depois de ver e ler este post, tinha de vos agredecer.
    Estou muito emocionada e feliz com a homenagem que muito justamente - na minha opinião - fazem ao meu pai.
    Quero aqui dizer que não podia ter um melhor exemplo de generosidade e princípios na minha vida e que, pai, te admiro profundamente.
    Feliz aniversário.
    Ana Eloisa

    ResponderEliminar
  4. O Bando do Café Progresso não podia faltar á homenagem e mandar-te também umas bocas foleiras que são, acima de tudo, o desejo das
    maiores felicidades.
    Um abraço de parabéns destes Bandalhos meio aBandalhados.

    PARABÉNS Car...valho.

    ResponderEliminar
  5. Camarigo A.Carvalho

    Parabéns a você neste dia querido...
    Um dia muito feliz na companhia da família (um abraço ao Manuel) e amigos.
    PARABÉNS neste dia de Aniversário,Felicidades,Saúde e tudo de bom deseja o

    António Tavares

    ResponderEliminar