quinta-feira, 11 de novembro de 2010

P499 - AS MULHERES DE AMINDARA INICIARAM A SEMENTEIRA.

No site da AD - Acção para o Desenvolvimento, a ONGD que acompanha no terreno o nosso projecto, pode ler-se na legenda da fotografia da semana

Depois da construção do poço na tabanca de Amindara, em pleno Cantanhez, a Associação Tabanca Pequena, apoiou a instalação de um depósito elevado de água, o qual abastece toda a população através de um sistema inovador e ainda mais higiénico. 

Nesta época seca, as mulheres estão muito motivadas a aproveitar esta água para regar os seus legumes tradicionais (candja, baguitche e djagatu), assim como outras espécies hortícolas como a cebola, pimento, tomate, alface, pimento e repolho. 

Todos ficam a ganhar: as crianças porque comem legumes diversificados e passam a ter um regime nutritivo mais rico; as mulheres que vendendo os excedentes ganham dinheiro para as suas despesas pessoais, sem ter necessidade de dependerem financeiramente dos homens; estes porque sempre economizam uns trocos que habitualmente davam às mulheres. 

Agora que o projecto do poço de Amindara, se concretizou e o projecto do poço em Medjo se encontra em fase final, é altura para pensarmos em abrir mais um poço. Para este, podemos informar que já temos o equipamento (bomba e sistema de energia solar). Equipamento que nos foi oferecido por duas conceituadas firmas portuguesas. 

Zé Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário