segunda-feira, 1 de novembro de 2010

P497-O Jorge Ribeiro encontrou o Norberto


O Jorge Ribeiro está na Suiça (é um viajante inveterado) e encontrou lá o nosso amigo Norberto (ó pra eles, tão contentinhos!).
E enviou-nos algumas coisas das conversas que tiveram. Algumas já conhecíamos, mas a ONG Solidariedade Suiça para a Guiné-Bissau é uma uma novidade para nós, e uma satisfação por conhecermos mais uma organização que se encontra também no caminho que percorremos. E o Norberto vai com essa e vai connosco também.
Eis o texto que o Jorge Ribeiro nos mandou:
«Norberto Carvalho foi preso há 38 anos
Faz hoje anos que Norberto Tavares de Carvalho liderou uma manifestação de estudantes em Bissau enquadrada numa acção de luta - contra as condições do ensino na Escola Comercial e Industrial - que incluiu uma greve às aulas.
Perante a inusitada manif em frente ao Palácio do Governo, o general Spínola apareceu em público, declarou-se disposto a ouvir as razões do protesto e perguntou quem queria falar.
Respondeu Norberto, responsável da Juventude do PAIGC para a «Zona Zero», e ainda outra estudante, Helena Barbosa (filha de Rafael Barbosa).
O Governador e Comandante-Chefe fez então o mesmo que o administrador do Posto de Mueda, Cabo Delgado, em Junho de 1960. Aqui, os camponeses moçambicanos que pediram para falar foram separados da manifestação e a polícia, como estava combinado, avançou de forma impiedosa. Em Bissau, Spínola separou Norberto e Helena para dentro do palácio e mandou avançar a PIDE.
O estudante Norberto foi agredido, chumbou o ano, foi expulso da escola e ingressou nos calabouços privados da polícia política até ao 25 de Abril. A greve a e a manifestação no dia 1 de Novembro de 1972, que atingiram com sucesso o sistema colonial, serviram para denunciar a inexistência de material pedagógico na Escola Comercial e Industrial (tal como livros, cadernos, papel), o estado degradado das instalações e a incompetência de um corpo docente não-profissional constituído por tropas e agentes da PIDE/DGS.
Ajuda a Bubaque
Norberto de Carvalho instalou-se há anos na Suiça. Nunca esqueceu a repressão de que foi alvo na sua terra, mas sempre que pode dá lá um salto, transportando consigo a ajuda possível de uma ONG a que pertence.
A “Solidariedade Suiça para a Guiné-Bissau” (Solidarité Guiné-Bissau Suisse), com sede em Genéve, foi criada oficialmente em 1998, e desde essa altura tem contribuído assiduamente com projectos de vária índole.
O mais recente foi dedicado às mulheres agricultoras de Bubaque e abarcou um conjunto de áreas importantes, de grande alcance social. A saber: instalação de bombas de água; formação de técnicas agrícolas (incluindo a utilização e manutenção das bombas); construção de vedações para evitar a invasão das terras cultivadas por cabras e outros animais; constituição legal da Associação das Mulheres de Bijagós, com abertura de uma conta bancária tendo em vista os processos de investimentos, transporte e venda dos produtos agrícolas; e também implementação de um programa de alfabetização.
As mulheres de Bubaque, hoje, são pouco mais de 30. Norberto de Carvalho e os outros dirigentes da ONG suíça procuram agora novas formas de solidariedade internacional no coração da Europa.
JORGE RIBEIRO / Genéve, 1 de Novembro de 2010»

1 comentário:

  1. Caros amigos e camaradas

    Aquando dos acontecimentos relatados eu ainda estava em Bissau, pois só vim de lá nesse ano de 1972, em 10 de Novembro.
    No entanto o que soube disso foi muito vago. Estava de serviço e 'ouvi dizer' que tinha havido uma manifestação, mas não me recordo de mais nada.

    Por aquela época era vulgar encontrar jovens a estudar aproveitando a luz dos candeeiros públicos à volta da Praça onde se situava o Palácio do Governador. Eu até costumava comentar para quem na ocasião estava comigo que a avaliar pela força de vontade desses jovens não podia haver dúvidas sobre a sua determinação e êxito no que quer que fizessem a seguir....

    Quanto ao filma anexo, gostei bastante.

    Um abraço
    Hélder S.

    ResponderEliminar