terça-feira, 28 de setembro de 2010

P491 - GRUPO DE ONGs ABRE LOJA PARA ESCOAR PRODUTOS LOCAIS

"CABAZ DI TERRA"

Um grupo de organizações não governamentais da Guiné-Bissau juntou-se e abriu a loja Cabaz di Terra, em Bissau Velho, com o objectivo de comercializar produtos locais e tradicionais daquele país.

A Cabaz di Terra põe assim à disposição de guineenses e estrangeiros produtos fabricados no país e que, muitas vezes, são difíceis de encontrar, como o mel. 
"Esta loja tem o principal objectivo de aproximar o produtor do consumidor. É uma estrutura colectiva de auxílio à comercialização de produtos essencialmente locais e tradicionais", afirmou à agência Lusa Palmela Ferreira, coordenadora daquele espaço. 
Segundo Palmela Ferreira, a ideia de abrir a loja surgiu num fórum de produtores e visa essencialmente fazer escoar os produtos. 
Na loja, é possível encontrar malas, toalhas de mesa, colchas, cortinados fabricados no tradicional pano pente, bem como produtos alimentares, que vão desde o óleo de palma até ao arroz fabricado no país. 
Para o futuro, segundo Palmela Ferreira, o objectivo é transforma o Cabaz di Terra numa "marca para entrar no circuito do comércio justo" e começar a exportar para locais onde existam grandes comunidades de guineenses. 
"A comunidade guineense fora tem necessidade de determinado produtos e não encontra", disse.

In NOVAS DA GUINÉ-BISSAU
Zé Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário