segunda-feira, 7 de junho de 2010

P445-Mostra de Vídeo e Cinema Africano


A ataca - Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana tem o prazer de apresentar a 2ª edição da MOVICA - Mostra de Vídeo e Cinema Africano.
À semelhança do ano passado, a MOVICA vai realizar-se no Cinema Passos Manuel na rua com o mesmo nome na Baixa do Porto, durante os dias de 8 a 12 de Junho.

A ataca é uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos cujo principal objectivo é contribuir para o desenvolvimento humano em regiões desfavorecidas do planeta, nomeadamente na África Lusófona. A par deste objectivo principal a ataca organiza diversos eventos onde, para além da necessária angariação de fundos para custear as despesas correntes, pretende divulgar a cultura africana. Neste contexto a MOVICA pretende ser uma janela, sobre a qual convidamos todos a se debruçarem. Do lado de lá, brota vida que quer ser olhada e ouvida!
Depois do êxito da primeira edição, que contou com filmes premiados como a "Terra Sonâmbula" e "O Herói", pretendemos fazer da edição deste ano um sucesso ainda maior. Com o apoio do ICA, Ao Norte e Laranja Azul temos a honra de mostrar:

"Dundo, Memória Colonial", que estreou na última edição do DOCLISBOA, onde Diana Andringa volta "à mais antiga das suas memórias", mostrando-nos as contradições do passado e do presente neste cidade angolana;
"Bab Sebta", premiado em Portugal e no estrangeiro, de Frederico Lobo e Pedro Pinho,  e as estórias por detrás dos números dos imigrantes "ilegais" que todos os dias tentam chegar à Europa;

"Voo do Humbi-Humbi", onde através da comunidade internacional e actores locais, testemunhamos o papel da escola no desenvolvimento social, cultural e económico na província de Malanje, Angola

“Mais Alma”,  Catarina Alves Costa dá-nos um olhar sobre a vida dentro e fora do palco de pessoas que utilizam o corpo como um instrumento para a criação artística.

"Mia Couto, desenhador de palavras" em que, temos o privilégio de ouvir leituras exclusivas das mais bonitas passagens deste grande e reconhecido escritor/inventor moçambicano;

Finalizaremos com "Nha Fala", filme premiado em Veneza do realizador Flora Gomes, que em tom de festa nos desarma e encanta.

Contamos ainda com a presença do primeiro de uma série de três filmes sobre a história da Música Popular Angolana  "Angola, História da Música Popular", em que é relatado o trajecto desde o Semba até ao Ku Duru.


Para dois dedos de conversa amena, após o visionamento dos filmes, temos confirmadas as presenças dos seguintes convidados especiais:  Diana Andringa, Eduardo Viana, Catarina Alves Costa (confirmados); aguardando a confirmação de Frederico Lobo e Pedro Pinho e o escritor e pensador Mia Couto.


Nos últimos dois dias, sexta-feira e sábado, a discussão desse lugar à dança e à música, deixando-nos contagiar pelos Allatantou Dance Company (sexta-feira) e pelos Upfull SoundSystem (sábado).

Esta será uma semana certamente diferente, mais africana!

Esperamos por si!!






Sem comentários:

Enviar um comentário