segunda-feira, 15 de março de 2010

P376 - As produções do Zé Carvalho

Para apreciação generalizada da Tabanca aqui ficam alguns raros exemplares de trabalhos fotográficos do nosso bem disposto  e fiel Tertuliano José Casimiro Carvalho sobre fotografias do Fernandino Leite
(à direita na foto).
Comentem se for caso disso.

4 comentários:

  1. O Bristol Helicópter (dito por capturado ao IN, o que até acredito) já em Set64 estava estacionado na Pista de Tite, no dia em que eu ia ser deslocado para a minha missão na Ilha do Como e fazia transporte frequente de pessoal importante, desde Bissau; outra vezes para lá iria só para ser escondido de olhares indesejados.

    Em 65, passei mais de 8 meses em Bissau e nunca o vi na Placa de estacionamento da BA12, onde passava a maior parte do meu tempo.

    Entretanto, já apareceram fotos de 67 ou 68 em que é identificável o Hangar principal daquela Base, o que atesta estes movimentos da aeronave.

    Nesta foto (vendida ainda, como troféu, muitos anos depois)identifica-se o antigo depósito de água do Quartel de Tite que, então, estava situado na parte norte do mesmo.

    Santos Oliveira

    Santos Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Rectificação e, ou, complementarização do Comentário anterior.

    Analisando e comparando as fotos do Bristol Helicopter, com a que possuo (em muito mau estado), verifico, que, coincidente mente existe uma forma que parece ser o Depósito de Água do BCaç 599, mas, seguramente, não o é.

    Olhando com mais atenção, o que parece ser o depósito de água, não é mais que a tosca e quase improvisada Torre de Controlo do Aeródromo Base nº 12.
    A foto, pela "paisagem difusa", foi feita na Placa de Estacionamento sul.

    Que se pronunciem os mais "antigos", sobretudo os que "habitavam" o AB12 ou, depois BA12, e que decerto estão mais familiarizados com a forma paisagística da época (62/65).

    Reposta a verdade das coisas.

    Santos Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Santos Oliveira :
    Só sei...que nada sei.
    O Fernandino Leite tinha esta foto e eu pensei que era de Pirada. O seu a seu dono.
    J Carvalho
    Guileje

    ResponderEliminar
  4. Casimiro

    Prestas um bom trabalho se retirares a inscrição de Pirada da foto do Heli.
    Esta foto tem aparecido no Blogue do Luís em vários Posts eu próprio, comprei uma foto dessas em Farim em 1969, assim como, muitos outros camaradas.
    Há muito que estou atento, investigando sobre este problemático Héli e o Santos Oliveira o que diz aqui também já trocou impressões comigo sobre o mesmo tema.
    è mero boato, dizer que é o Heli capturado ao IN, ainda ninguém, nem os altos comandos, incluindo os da F A falaram ou provaram que tivesse capturado tal aparelho.
    Aliás, a tese agora mais corrente é que se trata de um aparelho português.
    Não vale a pena publicar fotos, ou assuntos que não correspondem à verdade.
    Por tal motivo, com todo o respeito que o camarada proprietário da foto diz, é falso e a mesma não foi tirada em Pirada.
    Eu também tenho uma em melhores condições que comprei ao fotografo de Farim e então passaria a dizer que era de Farim.
    Vamos lá repôr a verdade dos factos
    Com um abraço
    Carlos Silva

    ResponderEliminar