sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

P332-Mensagem de solidariedade do Padre Battisti da Clinica de Bor

 A Clínica Pediátrica de Bor


A Clínica Pediátrica de Bor nasce da conjugação dum desejo de um pároco da paróquia de S. José em Bor o Padre Ermanno Battisti, um missionário Milanês que dedicou a maior parte da sua vida à Guiné Bissau e às suas gentes e da vontade de uma ONGD, Progetto Anna que se constituiu para dar corpo a sonho de uma jovem de nome Anna que faleceu precocemente com um projecto de ajuda humanitária entre mãos. Os seus amigos e familiares quiseram homenageá-la, perpetuando o seu trabalho e a sua dedicação numa Associação que desse corpo ao projecto do Padre Ermano Battisti.
 
Uma das acções a que desde logo se propõem é de prestar ajuda tanto médica como medicamentosa a crianças especialmente as mais desfavorecidas oriundas dos estratos sociais mais pobres da GB que infelizmente, como é do conhecimento geral, pululam naquele país.


Acção do seu Director Clínico

Uma das formas de ajuda à Clínica de Bor tem vindo a ser prestada pelo Hospital de S. João do Porto que periodicamente recebe crianças com cardiopatias reumatismais, para serem operadas naquela Unidade Hospitalar.



A dada altura, a acompanhar um grupo de duas crianças que se deslocaram a Portugal para serem operadas no Hospital de S. João, veio o seu jovem Director Clínico, Pediatra Dr. Augusto Bidonga com quem a nossa Associação travou conhecimento e que nos relatou as condições de precariedade e carência em que aquele hospital trabalha já que a quase totalidade da população a quem presta assistência, não tem recursos para pagar os internamentos e a medicação que nunca a Clínica nega.
Posteriormente viríamos mesmo a saber que aquele clínico nunca conseguia receber a totalidade do seu magríssimo ordenado já que uma parte ficava sempre consignada ao custo de medicamentos que entretanto eram necessários para fazer face a este e aqueles casos urgentes.

Há tempos escrevemos ao Padre Battisti a dar-lhe conta das nossas acções e recebemos agora dele uma reconfortante mensagem de solidariedade e agradecimento que retransmitimos aqui para que todos possa avaliar de quanto o nosso bem é apreciado por todos quantos no terreno, trabalham por um futuro melhor para todas aquelas crianças doentes que sem a sua acção dificilmente sobreviveriam

Boa tarde, Senhor Álvaro.
Fiquei com grande alegria ao receber a Sua mensagem que agradeço muito. Este Hospital para as crianças doentes e mesmo desfavorecidas da Guiné, além de ser obra de Deus, é também fruto da colaboração de muitos amigos e agora tornou-se um ponto de referência. Fazem parte do seu programa estas duas palavras: "competência e carinho", e isto parece-nos muito importante num mundo onde as preocupações dos que poderiam fazer alguma coisa, estão condicionadas por outros interesses.
Graças a Deus surgiu a Vossa maravilhosa Associação! Que Deus a encha com toda a sua Benção e recompense cada sócio pelo coração que tem.
Quanto a mim, eu agora estou longe dessa Obra. Mas só fisicamente, porque a minha mente e o meu coração estão sempre lá. De facto, desde o ano da minha chegada, em 1970, eu amei a Guiné mais do que a mim próprio. Nos primeiros quatro anos vi coisas muito tristes: estava a construir o novo seminário perto do Hospital Militar de Bissau e em continuação chegavam os helicópteros com soldados portugueses feridos ou mortos. Sentia uma pena infinita. Esta pena continua até hoje por todas as vítimas de guerras, doenças, miséria, em modo particular quando quem sofre são crianças.
Por hoje acabo assim. Mais uma vez OBRIGADO!
Com profunda gratidão.
P. Ermanno Battisti
Tel: 0039 3342028590

Sem comentários:

Enviar um comentário