terça-feira, 19 de janeiro de 2010

P320-Faleceu a esposa do Dr. Mamadu Jao

Tive o prazer de conhecer o Dr. Mamadu Jao, a esposa Maria Eduarda e a filha em Fevereiro de 2008, quando tiveram a amabilidade de me receber e ao Silvério Lobo, na sua casa em Bissau. Desde logo a sua forma de ser e estar me cativou, criando-se entre nós, laços de afecto mútuo.
O Jao, amigo do Lobo e do Carmelita desde os tempos em que sendo ele muiuo a rondar a “tropa branco” e o Carmelita professor “à força”, com o maior dos prazeres, em Aldeia Formosa, se cruzaram como professor, aluno e mecânico, brincalhão nas horas livres.
Se os mestres eram bons, o aluno não lhe ficou atrás. Com eles fez caminho, descobriu capacidades e forma de as pôr a render.Os ventos da mudança politica abriram-lhe novas portas que ele bem soube aproveitar. Como tantos outros, procurou novos rumos, pondo a render os seus talentos.Conseguiu meios para se licenciar em Antropologia. Trabalhou alguns anos para a ONU, Organização a que ainda está ligado. Actualmente é procurado para fazer colóquios e desenvolver temas da sua especialidade, mas a sua aposta está no INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, sediado em Bissau, sob os auspícios das Nações Unidas, cujos objectivos são; promover estudos e pesquisas no domínio das ciências sociais e naturais com os problemas de desenvolvimento do seu país e contribuição para a valorização dos recursos locais.
Casou com a Maria Eduarda há 29 anos. Do casamento têm quatro filhos, a Djyba, a Cadi; o Ivanildo e o Ivandro.
Deu-nos o prazer de almoçar connosco quando esteve no Porto em meados de 2009, tornando-se membro da nossa Tabanca.
Há tempos recebemos a triste noticia que a Maria Eduarda estava muito doente. Foi evacuada para Portugal em 14 de Novembro de 2009 na esperança de que aqui encontraria melhores condições e meios que lhe permitissem uma “finta” à grave doença que a consumia.
Infelizmente a doença venceu estas vida, que eu conheci, cheia de vida e alegria. A Maria Eduarda faleceu a 5 de Dezembro.

À Maria Eduarda que descanse em paz.
 Ao querido amigo Jao, membro da nossa Tabanca de Matosinhos, os nosso profundos sentimentos de dor e solidariedade.

Os membros da Tabanca de Matosinhos




                                                           A Família Jao com o Lobo


A Famila Jao, o Lobo, a filha mais velha e uma criança querida da familia


O Zé Teixeira também entrou no convívio


 A alegria do Dr. Jao por se encontrar com velhos amigos na Tabanca de Matosinhos


O Dr. Jao em reunião com o Régulo de Medas


O Dr. Jao e o Carvalho atentos às explicações do Marques Lopes


1 comentário:

  1. Amigo Jau:
    A nenhum de nós é indiferente tão infausto acontecimento.Nesta hora só podemos desejar que tenhas força para ultrapassar este desaire e para reiniciar nova etapa da tua vida bem difícil mas também bem meritória.
    Um grande abraço.

    Carvalho de Mampatá

    ResponderEliminar