domingo, 3 de janeiro de 2010

P304 - SEMENTES E ÁGUA POTÁVEL PARA A GUINÉ-BISSAU



Campanha para abrir dez poços de água e construir 10 fontanários em Tabancas do interior
Em Fevereiro de 2008, tive a felicidade de viver um momento de grande valia para o desenvolvimento social e económico da Guiné-Bissau, quando participei conjuntamente com outros camaradas na inauguração do Fontanário de Cabedú.
Um gerador de energia solar, uma electrobomba alimentada por este, um depósito em plástico, um tubo e uma torneira. Processo simples e económico, que possibilitou àquela povoação, a água potável tão necessária ao seu bem-estar de saúde e higiene e ao mesmo tempo, água para regar os vegetais das suas hortas. Tinham-se passado cerca de trinta e cinco anos, após a retirada dos soldados portugueses e desde então, nunca mais tiveram água potável. Aproveitaram a nossa passagem por lá, para inaugurar a sua fonte. Que sorte a nossa! A alegria daquela comunidade foi indescritível, bem expressa nos seus cantares e danças típicas com que nos brindaram.
Tinham água, tinham terra, mas faltavam-lhe as sementes. O Zé Carioca e eu ficamos sensibilizados pelas palavras da mulher grande que animava a festa ao dirigir-se ao Pepito:
Pepito, estamos muito contentes, porque já temos água, mas precisamos de sementes; Simenti di tomato, di cibola, alface, fisan … …
O Zé de imediato lançou uma campanha que eu secundei no Porto. O Pepito veio de férias e levou as sementes que o Zé carioca lhe entregou.
O resultado está bem expresso nas fotos que o Carlos Silva tirou no ano seguinte, ao voltar à Guiné em missão humanitária.
Esta Campanha não pode morrer.


Fotos da inauguração da fonte no Cabedú em Fevereiro de 2008



Os resultados um ano depois (fotos do Carlos Silva)




Sem comentários:

Enviar um comentário