terça-feira, 15 de dezembro de 2009

P293- Ainda a propósito da nossa festa de Natal


Não resisto a partilhar convosco o teor de duas mensagens de correio electrónico que recebemos sobre a Festa de Natal  e Assembleia Geral Eleitoral  do passado sábado.

Do Zé Rodrigues amigo de longa data, dos tempos do Xitole,  veio este texto que já partilhei com os sócios que têm endereço de email aqui registado:


Estimados  Presidente  Álvaro Basto, demais Dirigentes e consórcios
Participamos no passado sábado (12/12/09) na eleição dos primeiros Orgãos Dirigentes da nossa Associação  “Tabanca Pequena”.

Como membro desta Associação, quero expressar aos eleitos os melhores votos para que consigam lançar as sementes de um programa que tem tanto de ambição como de generosidade.
Cá estarei para vos apoiar na medida do possível, mas tenham consciência que lhes cabe abrir a picada de um percurso sem limites no apoio ás gentes da Guiné.
O futuro só agora começa.
Vão encontrar desafios, incompreensões e dificuldades várias mas, enquanto vos sobrar energia e talento não deixem esmorecer este sonho de dádiva e partilha para com os nosso Irmãos Guineenses,  particularmente as suas crianças.

Já não somos sómente um grupo de Amigos que ás quarta-feiras se reúne em amena cavaqueira fazendo percursos pela saudade.

Passamos  a ser também uma instituição com regras próprias de funcionamento e, esta realidade implica que saibamos compatibilizar atitudes e comportamentos por forma a evitar-se  distanciamentos que podem surgir com a nova dinâmica.
Boa sorte para as vossas tarefas.

Um Abraço Cordial a todos os tabanqueiros.

Zé Rodrigues  ---   sócio nº 42


Também do David Guimarães, desse grande camarada com quem cada quarta-feira partilhamos especiais momentos de grande satisfação e alegria, recebemos o texto abaixo intitulado "Ganhei Coragem" que me pareceu mais que digno de receber a devida vénia de todos nós. Aqui o deixo para vossa apreciação:


“Manga de Ronco”
A propósito da Festa de Natal – a ceia e a Assembleia Geral

Apetece-me escrever o meu “protesto” acerca da Assembleia Geral e da Ceia de Natal da Tabanca de Matosinhos, a nossa tabanca e querida a que muito gosto, gostamos… de pertencer.
Não há dúvidas de que, após os ponteiros do relógio dar umas voltas largas ao tempo – aqui está o reflexo do que da guerra sobrou – a amizade. Assim somos agora já capazes de a celebrar na grande e significativa época do ano – O NATAL,  aquilo  que vamos criando no dia a dia dentro da “tabanca” que em cada dia cresce e mais de tal forma que a celebração hoje já teve que ser em espaço maior… Creio bem que para o ano outro local terá que ser escolhido, não porque este não fosse óptimo mas só porque as gentes vão ser muitos mais e temos que ocupar um espaço maior penso eu – e quem dera assim seja.
Que bem esteve então a ceia…
Mas se as ceias de Natal são importantes pelo seu significado pela sua vocação familiar.  Aí está;  reuniu-se a nossa família e esse foi o espírito reinante no Sábado no Café das Artes – a família da Tabanca de Matosinhos…
Mas a essa celebração juntou-se outro facto importantíssimo – a primeira Assembleia Geral – (eleitoral). Os órgãos sociais ora eleitos muito sucesso desejo, dando-me toda a garantia de serem os melhores e bem escolhidos para o desempenho das funções com a generosidade que já começa a ser hábito de todos os ex-combatentes. Nestes corpos gerentes vejo o equilíbrio e a esperança – o equilibro celebrado não pela balança da justiça mas por uma senhora que se oferece para um trabalho árduo e uma menina que soube ouvir a mensagem e salta para o campo junto com o pai – nosso ex-camarada que é senão a esperança da nossa juventude que acredita e é generosa… A eles todos eu desejo o melhor e mais – sei que vão trabalhar e eu cá fico sossegado (posição ingrata) de continuar a comer sardinhas pelas 4ª feiras e a ouvir e a fazer-me ouvir, sempre claro, mandando senão a “boca colegial” que dali não “sai” e continuando a pensar quando vai ser o novo espectáculo…
E pronto…. Fiquei feliz no Sábado como sou feliz em estar sempre com todos o que me fazem o favor de aturar….
Um abraço, David Guimarães


Acreditem que iremos fazer um sincero esforço para que nunca vos desiludamos e para que saibamos cumprir com sensatez e eficácia a missão a que agora nos comprometemos a levar a cabo.
Para isso, estamos certos de poder contar também com a ajuda de todos os camaradas de boa vontade que tanto nos têm apoiado até agora.

Um grande bem haja a todos.
Álvaro Basto

Sem comentários:

Enviar um comentário