sábado, 11 de julho de 2009

P202-Visibilidade à nossa tabanca

Com o meu “P200-Então e nós pá???” quiz apenas manifestar o meu espanto para o facto de ter surgido uma notícia de um jornal de Matosinhos, promovida por alguns camaradas desta terra, e que falava dos almoços de ex-combatentes da Guiné matosinhenses mas sem dar notícia dos nossos das quartas-feiras no “Milho Rei”. Mas enviei também à redacção desse jornal a seguinte mensagem:

«No "Matosinhos Hoje" de 8 de Julho saíu uma notícia "Ex-combatentes da Guiné esclarecem a questão do Monumento e do Memorial". Só uma questão: não é verdade que "Os exemplos mais visíveis de associações de combatentes são os almoços de combatentes da Guiné da freguesia de Guifões e o almoço anual dos ex-combatentes da Guiné do concelho de Matosinhos...". É que, há já bastante tempo, se reunem para almoçar no restaurante "Milho Rei" (na Rua Heróis de França), todas as quartas-feiras, cerca do meio-dia, vários ex-combatentes da Guiné (hoje estiveram 35), muitos deles de Matosinhos. É só.»

O meu objectivo foi dar a conhecer aos jornalistas os nossos encontros semanais, dado que deles promotores da notícia não lhe tinham falado. E o Chefe de Redacção respondeu-me:

« Caro Senhor:Terá razáo. Iu SICtem razão, Só não quero entrar nessas "guerras" como compreenderá. Infelizmente, em 1954, não me quiseram na tropa.Um abraço doJoquim Queirós»

Fiquei um bocado espantado e a pensar onde é que ele teria ido buscar a ideia de “guerra”, mas retorqui-lhe:

« Senhor Chefe de Redacção: Não se trata de "guerra".., eu não falei em tal. Pensei, apenas, que o seu jornal poderia ter interesse (já que abordou esta questão dos ex-combatentes) em considerar uma notícia sobre aqueles que se reunem semanalmente em Matosinhos, no "Milho Rei". Era só uma dica jornalística. Já agora, deixe-me que lhe diga que se fosse aí por 1961, ou a seguir, tê-lo-iam querido na tropa, certamente. Abraço. A. Marques Lopes»

Só para dizer que foi uma tentativa para dar visibilidade à nossa “tabanca”, que merece tanto como outros. A ver se dá.

Não me cheira... mas o que interessa é que lá estaremos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário