quinta-feira, 23 de abril de 2009

P153-Os novos membros da nossa Tertúlia

Temos cada semana vindo a noticiar o aparecimento de novos membros da Tertúlia que marcando presença no almoço das quartas, formalizam a sua entrada para esta grande família da Tabanca de Matosinhos.
Quando se despedem dos seus antigos companheiros, após o almoço, sentem-se melhores, mais leves, mais bem dispostos.
Encontraram no nosso espaço um lugar onde finalmente puderam falar de tantas memórias quantas vezes reprimidas durante sei lá quantos anos. Encontraram pessoas que falavam a sua linguagem e que comungavam de vivências e medos semelhantes.

No entanto há outras formas de estar na nossa Tabanca.


No passado dia 17, onze membros da Tabanca de Matosinhos quiseram acompanhar a viúva de um camarada do António Batista que com menos sorte que este, pereceu, fazia exactamente 37 anos em terras da Guiné na emboscada de má memória do Quirafo.

Foi uma cerimónia naturalmente muito emocionante e que nos tocou profundamente a todos.
Depositou-se uma coroa de flores no seu túmulo, tendo ao acontecimento, sido dado o merecido relevo no Blogue da Tabanca Grande. Deixo aqui e desde já um agradecimento muito especial ao Paulo Santiago e à jovem Cátia Félix que ajudaram de forma decisiva a Cidália Ferreira, a viúva do António Ferreira a superar a dolorosa recordação que o momento revestiu.


A cerimónia serviu igualmente para entronizar o António Ferreira a título póstumo como nosso camarada tertuliano da Tabanca de Matosinhos.



Ele irá estar sempre presente nos nossos almoços se não física pelo menos em espírito na nossa memória colectiva.



Claro que comunicamos à Cidália e à Cátia que elas ficarão com a incubência do o representarem sempre que para isso estejam dispostas , comparecendo nos nossos almoços das quartas.

Álvaro Basto

Sem comentários:

Enviar um comentário